8 de agosto de 2017

Espeleologia

Espeleologia

Prospecção de Cavidades: Atividade para identificação e localização de cavidades em polígonos, regiões ou empreendimentos, para atendimento das normativas do CECAV, IBAMA e das demais Agências Ambientais, referentes aos estudos de Meio Físico atuando na componente espeleologia do estudo de Meio Físico de EIA/RIMA, RCA/PCA, RAS ou semelhantes.

Avaliação de Potencial Espeleológico: Atividade por meio da qual se busca, de maneira avaliativa, estabelecer o potencial espeleológico de polígonos, regiões ou empreendimentos, estabelecendo zoneamentos conforme potencial para ocorrência de cavidades naturais e de outras feições de interesse espeleológico, podendo esta ocorrência classificada entre nula a muito alta, passando por baixa, média e alta.

Mapeamento de Cavidades: Atividade de mapeamento subterrâneo de cavidades, no que tange aos aspectos de desenvolvimento horizontal e vertical, de projeção, de volumetria e demais dados. O resultado são mapas topográficos de cavidades, com associação de diversos elementos de informação agregados, de forma que ele seja o mais completo possível na interpretação e para uso seja por órgãos ambientais, seja por terceiros.

Estudos Temáticos associados à Espeleologia: Geoespeleologia, mapeamento de cavidades, estudos de valoração, de relevância cultural e arqueológica e de bioespeleologia. Por meio da geospeleologia, busca-se interpretar as cavidades, sob o ponto de vista da geologia, quanto aos aspectos de sua gênese, de suas transformações e dos processos que as causaram, bem como os resultados atuais de suas condições, além da formação e manutenção de espeleotemas, contatos, morfologias, desenvolvimentos, entre outros. O mapeamento de cavidades permite obter a volumetria e a projeção horizontal da cavidade, bem como seu desenvolvimento e as medidas exatas de suas partes ou de sua totalidade. Os estudos de valoração buscam, conforme normas do CECAV/IBAMA, atribuir valoração a uma determinada cavidade em relação ao contexto de cavidades local, regional e nacional. Os estudos de relevância cultural e arqueológica elucidam o uso e a ocupação das cavidades em períodos pré-histórico e histórico, quer tenha sido esse uso e ocupação voltado para atividades cotidianas, quer tenha sido direcionado para atividades religiosas. Os estudos de bioespeleologia possibilitam o mapeamento, o diagnóstico e o monitoramento da comunidade cavernícola, ou seja, os animais, espécies e táxons que usam e habitam as cavidades.

espeleologia 2-min
espeleologia 1-min